A cruzada de Gilmar Mendes contra o voto impresso

Ministro do STF e atual presidente do TSE (corte eleitoral) até fevereiro de 2018, Gilmar Mendes tem usado todas as armas e sua influência no meio político para barrar o voto impresso. Justificando alto culto, pouca eficiência e apoiado por outros ministros do TSE, Gilmar tem conversado com o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM/RJ), para adiar e até revogar o voto impresso.

Sempre defendi a urna eletrônica, um modelo que agiliza e muito a apuração dos votos. E, diferentemente da teoria “smartmatic” da conspiração por aí, é segura. A urna eletrônica não tem conexão com internet e são feitos testes com hackers antes das eleições para descobrir vulnerabilidades nela. A grande vantagem da urna eletrônica é não precisar esperar dias, semanas, meses para descobrir os eleitos.

Como tudo no Brasil o que é bom é usado para o mal, essa agilidade do voto eletrônico é usada para justificar o veto ao voto impresso. As justificativas dos ministros são: 1) alto custo em um momento de crise e nem o sistema de financiamento de campanha está definido; 2) problemas técnicos da impressora na urna causando aumento do tempo para a pessoa concluir o voto dela.

Na era da tecnologia, no entanto, não é possível que não consigam minimizar problemas técnicos. Sobre a questão financeira o voto vale demais para o futuro da cidade, do estado e do país. Quando Gilmar Mendes é contra e faz de tudo para barrar, a certeza que a coisa é boa para todos aumenta. Voto eletrônico com impressão é a garantia que o eleitor terá que a urna computou seu voto sem erro, que não houve qualquer tipo de fraude. É a soberania popular plena sendo respeitada. Portanto, o voto impresso não é retrocesso. É segurança e quanto mais segurança, melhor.

Anúncios

Comentar

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s