Um novo nome emergindo da política cearense

Chamou atenção uma fala do ex-presidente Lula em um bate-papo na internet para o canal do jornalista José Trajano. Lula cogitou o nome de Camilo Santana, como candidato do PT à presidência da República.

Camilo está no meio do terceiro ano como governador do Ceará. Ele foi a grande aposta do ex-governador Cid Gomes na sucessão estadual. Camilo vem mostrando uma boa gestão, mesmo com graves problemas pelo caminho e as principais são violência desenfreada, seca prolongada e a crise econômica nacional. Além de desafios na saúde e educação. Na economia, o Ceará está entre os melhores em equilíbrio fiscal e em investimento público, por mais paradoxo que possa parecer. Na avaliação popular, o governo de Camilo é “regular” para maioria da população. Sobre a fala de Lula, Camilo disse que acompanha o que acontece na política nacional, mas que está focado no estado.

Cid já teve planos de lançar Camilo, que foi seu secretário nos dois mandatos (Desenvolvimento Agrário e Cidade), candidato a prefeito de Fortaleza em 2012. Mas em uma queda de braço com a então prefeita Luizianne Lins, também do PT, Elmano de Freitas foi o candidato do partido. Elmano perdeu no segundo turno para o candidato de Cid, o deputado estadual Roberto Claudio (PSB/PDT). Aliado de Cid Gomes nas duas campanhas que o elegeu governador, Eunício Oliveira esperava de Cid, só que de aliados passaram a grande rivais no estado. E Eunício foi buscar apoio em Tasso Jereissati, que havia sido derrotado para o Senado Federal quatro anos antes. Tasso e o irmão de Cid, Ciro Gomes, fundaram o PSDB no Ceará.

Sem Lula, o PT não tem opção do mesmo apelo popular E, caso Lula não possa ser candidato por razão jurídica ou de saúde, o mais provável é que Ciro Gomes ganhe o apoio petista. Em caso de Ciro recusar o apoio por medo da alta rejeição ao petismo, aí ninguém sabe o que vai acontecer, se Camilo aceitaria um pedido do partido para disputar a presidência contra seu aliado Ciro Gomes, mesmo para o PT marcar posição e manter a tradição de ter candidato desde a redemocratização, em 1989.

Anúncios

Comentar

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s