Governo Temer é uma ótima “pinguela”

16832282_1367460816648530_5320650433426510679_n

O presidente Michel Temer está conseguindo o que parecia impossível: recuperar o país da maior recessão da história. Inflação caindo, levando juros junto, contas públicas dando sinal de recuperação e primeiros sinais de recuperação da atividade econômica. A economia só não avança para sair da crise com mais velocidade porque o estrago do governo Dilma foi terrível e a crise política não tem fim. Apesar do governo ter uma base grande que vota majoritariamente com ele, a Lava-jato é o grande empecilho, já que toda a classe política (governo e oposição) tem alguma delação complicando sua vida.

As várias tentativas dos políticos de brecar ou limitar o avança da operação acaba respigando no governo e a opinião pública fica com a amarga sensação do tal “estancar a sangria” do Romero Jucá ao Sérgio Machado.

Mas a Lava-jato não está em perigo como querem passar alguns procuradores que adoram um holofote. Aliás, quem levanta essa bandeira do suposto perigo contra Lava-jato está endossando aqueles que lutaram contra o impeachment de Dilma Rousseff. A Lava-jato é importantíssima para o Brasil. Só que ela não está em perigo. As investigações prosseguiram e prosseguirão. Bem ou mal, as instituições brasileiras estão funcionando, o Estado de Direito, a democracia e a liberdade vão vencer o fascismo, o autoritarismo, o populismo fácil, a corrupção. Mas cada um ao seu tempo.

16938955_1368310566563555_3068658882497348129_n

Criticar o governo do presidente Michel Temer por criticar e ser a oposição do “quanto pior, melhor” é jogar contra o Brasil. Temer não é o presidente dos meus sonhos, não votei nele em 2014 – quem votou em Temer é quem pede sua saída, ou seja, quem apertou 13 em 26/10/2014 -, mas ele é o melhor para a travessia até 2018, o único presidente que não precisa se preocupar com popularidade e fazer as reformas paradas há décadas. O governo reformista, como quer ser lembrado Michel Temer.

Base de apoio no Congresso Nacional ele tem. Ótima equipe econômica ele tem, o melhor de seu governo. Seu governo já conseguiu aprovar a PEC que limita o gasto corrente público em 20 anos, um marco para o poder público. Agora tem a reforma da Previdência em discussão no Congresso, logo mais vem a trabalhista e tributária.

Mas essa guerra entre o Legislativo e o Judiciário prejudica e afeta a recuperação econômica porque não estabiliza a política. A justiça poderia fazer seu papel que é investigar e punir quem cometeu crime sem fazer de todas as operações um grande show pirotécnico e sem querer substituir a democracia representativa por uma aristocracia judiciária.

Anúncios

Um comentário sobre “Governo Temer é uma ótima “pinguela”

  1. Poder econômico diz muito sobre a opinião de uma pessoa nessa altura do campeonato. Né

Os comentários estão desativados.