Entrevista: Mota Filho

Uma entrevista com o candidato a prefeito do município de Tejuçuoca (Ceará), Jorge Silva Mota Filho (PRTB).

13876491_1056123414457303_5429681515388275722_n
Mota Filho e Rita de Cássia (vice-prefeita)

Quais são seus planos para educação?

Queremos dar a assistência e estrutura necessária na educação desde a primeira infância até o término dos estudos do ensino médio. Temos propostas para a construção de creche, Centro de Educação Infantil (CEI) em tempo integral, além de reformar e oferecer um ambiente moderno e seguro nas escolas já existentes, que encontram-se com suas estruturas comprometidas. Queremos também dar uma grande assistência aos jovens que estão no ensino médio, com cursos e capacitações tanto para adentrarem ao ensino superior, como para o mercado de trabalho. A parceria com o Governo do Estado, o SEBRAE e outros órgãos será fundamental para que possamos implementar vários programas voltados para esse objetivo.

Quais são suas ideias para saúde?

A saúde é sempre uma prioridade. Dentre as nossas principais propostas, destacamos:

1) Universalizar os Postos de Saúde de Tejuçuoca com a implantação de cinco pólos em diferentes localidades e supri-los com ambulâncias e todos os materiais necessários para a realização dos atendimentos; 2) Valorizar e capacitar os agentes de saúde e agentes de endemias, com ambientes de trabalho bem equipados e com o Programa de Segurança do Trabalhador; 3) Fortalecer a casa de apoio de saúde em Fortaleza, com melhores condições de sua estrutura, transporte e profissionais para atender os pacientes; 4) Ampliar as consultas especializadas, em consórcios com municípios vizinhos; 5) Reestruturar o hospital municipal; 6) Promover uma parceria entre as secretarias de Saúde e Educação, para que seja feito um acompanhamento dos alunos; 7) Garantir o acesso dos idosos a serviços especializados e resgatar e estimular experiências em terapia ocupacional; 8) Construção de um Centro Odontológico (CEO) junto ao Governo do Estado; 9) Fortalecer e divulgar o Conselho Municipal de Saúde; entre outros projetos.

Qual é sua ideia para melhorar a segurança pública do município?

Queremos garantir a segurança municipal não só combatendo o crime, mas também com ações de prevenção, como o aprimoramento do Programa Pró-Cidadania (que tem o objetivo de desenvolver ações de prevenção à violência, à criminalidade e a danos a pessoas e ao patrimônio público) em parceria com o Governo do Estado; 2) Criar uma guarda municipal em todos os polos de Tejuçuoca, garantindo a segurança e o direito de ir e vir dos munícipes; 3) Municipalizar o trânsito; 4) Criar uma ouvidoria, para garantir um bom funcionamento e atendimento; 5) Motivar a participação da sociedade nos conselhos comunitários; 6) Elaborar programas em parceria com o Conselho Tutelar e Governo do Estado em relação ao enfrentamento às drogas; entre outros.

O que pretende fazer para gerar emprego e renda para a população e tornar a cidade menos dependente do serviço público?

Queremos incentivar os eventos e feiras, para atrair visitantes e movimentar o comércio do município, além de incentivar os pequenos empreendedores com cursos e capacitações. É importante também a questão da preparação dos jovens para o mercado de trabalho, com programas como o “Primeiro Passo” e “Projovem Trabalhador”, promovendo uma inclusão social produtiva que venha dar retorno tanto a eles e suas famílias, como a economia do município.

O saneamento básico será concluído na sua gestão?

Infelizmente o saneamento básico já era para estar concluído em nosso município. Se eleito for, essa será uma das nossas prioridades.

Qual será a importância da vice-prefeita Rita de Cássia na sua gestão se sair vencedor na eleição?

A Rita é uma grande profissional da educação e sempre trabalhou em prol da comunidade. Além disso, ela representa muito bem a juventude e as mulheres. As propostas criadas tem uma grande participação dela, que trouxe muitas ideias inovadoras. Ela não será só uma vice para “vencer eleição”, ela trabalhará ativamente ao meu lado em todas as ações.

Qual será o papel do ex-prefeito João Mota na sua administração?

João Mota é um grande conselheiro, pois tem vasta experiência na vida pública de Tejuçuoca e do Estado do Ceará. Ter o apoio dele é muito importante para nosso grupo.

Na sua opinião qual foi o grande erro da atual administração municipal?

A falta de autonomia do prefeito.

E o principal acerto do prefeito?

Preferimos não opinar.

Anúncios