Pesquisa Ibope: Brasileiros divididos sobre momento do país

divisao

Uma pesquisa Ibope mostra que os brasileiros estão divididos quanto ao futuro do país diante dessa crise política e econômica.

ibope

31% dos entrevistados estão otimistas e muito otimistas, 30% estão nem otimista nem pessimista, 34% estão pessimista e muito pessimista. 5% não respondeu/não sabe. Os números são parecidos com os números de 1992, que também teve um processo de impeachment do presidente da República.

Outra pesquisa é justamente sobre o impeachment da presidente Dilma Rousseff e a crise política em geral.

honestidade

Para 26% o país será mais honesto; tudo continuará a mesma coisa para 53%; o Brasil será menos honesto para 17%. 5% não respondeu/não sabe.

Rápido comentário sobre a pesquisa.

A pesquisa só confirma que o país vive uma intensa polarização. Essa polarização é a continuação da última eleição presidencial que se acentuou em relação as já polarizadas eleições anteriores. Mas não é mais a polarização PSDB x PT, é uma polarização sobre valores culturais tendo como pano de fundo a ideologia. É uma disputa política-ideológica, mais ideológica que política.

Sobre o futuro não tem divisão. Mais da metade da população não acredita em mudança significativa. É o descrédito de toda classe política que atingiu o fundo do poço.

Anúncios