Um dia histórico

13 de março de 2016

A manifestação pedindo o impeachment da presidente Dilma nesse 13 de março de 2016 foi a maior da história da cidade de São Paulo, superando a manifestação da campanha por Diretas Já! para presidente no Vale do Anhangabaú, em 16 de agosto de 1984. Segundo o Datafolha, 500 mil pessoas passaram pela Avenida Paulista durante a tarde de domingo.

Segundo a Polícia Militar de São Paulo, 1.400.000 pessoas na Avenida Paulista e adjacências. Com 3,1 milhões (PM) e 6,4 milhões (organizadores) em todo Brasil.

Mapa das manifestações em todo Brasil

Se a dúvida do PMDB sobre o impeachment dependia das manifestações, não há mais e o governo Dilma está em situação periclitante. As pesquisas já mostravam apoio de 60% da população ao impeachment de Dilma e com o asfalto roncando forte o alerto foi para o último nível.

O PT e movimentos sociais estão programando manifestações para o dia 18/03. Só que a pauta é contra “o golpe, a favor da democracia e por mudanças na economia”. Ou seja, manifestações contra o impeachment e, ao mesmo tempo, contra a política econômica do governo. Sem apoio integral do seu próprio partido, fica difícil para Dilma enfrentar uma batalha que será duríssima na comissão que vai analisar o impeachment e nos plenários da Câmara e Senado.

Anúncios