Clarissa Garotinho: Crivella será o grande candidato das forças populares

Candidatos-RJ

As eleições para prefeito que acontecem esse ano já tem pelo menos 6 nomes confirmados na disputa na Capital: Pedro Paulo (PMDB), Marcelo Crivella (PRB), Marcelo Freixo (PSOL), Alessandro Molon (Rede), Índio da Costa (PSD) e o mais recente a entrar na disputa, Carlos Osório (PSDB).

Será uma das eleições mais movimentadas dos últimos tempos na cidade, estimulada sobretudo na descrença do mundo político no favoritismo de Pedro Paulo depois das denúncias comprovadas por laudos de que ele teria agredido sua ex-mulher 2 vezes, chegando inclusive a quebrar um dos dentes dela. A insistência de Eduardo Paes em manter a candidatura do seu preferido tem causado mal estar dentro do próprio partido e estimulado outras candidaturas, quebrando o grande arco de alianças que marcou as últimas eleições.

O candidato Pedro Paulo terá o apoio da máquina, que não se pode ignorar, mas enfrentará grandes dificuldades de superar esse episódio lamentável de um crime contra a mulher, que vem sendo combatido por toda a sociedade de bem. A esquerda estará dividida nessas eleições com a candidatura de Freixo e Molon, o que pode fazer com que nenhum dos dois chegue ao segundo turno das eleições. Índio da Costa vai fazer campanha para a classe media-alta, carregando como lema a Lei da Ficha Limpa.

Também no mesmo segmento concorrerá Carlos Osório, mostrando seu perfil executivo e aproveitando o bom momento do PSDB com a derrocada do PT. Mas terá que desvincular sua imagem do governador Pezão, de quem foi secretário de transportes até essa semana. Crivella será o grande candidato das forças populares, e precisará montar uma chapa que consolide esse favoritismo.

A participação dos outros partidos ainda não foi definida. Será que Jandira Feghali, presidente do PCdoB, terá coragem de manter o apoio ao candidato do PMDB, mesmo tendo sido ela a relatora da Lei Maria da Penha? E o mais novo partido, O PMB – Partido da Mulher Brasileira?

O PR pode apoiar o Crivella ou lançar candidatura própria. Ainda falta a posição do PSB, PT e outros… O ano de 2016 promete!

Clarissa Garotinho (@dep_clarissa) é deputada federal pelo Rio de Janeiro.
Anúncios