É hora de algo novo na política partidária

coligação-pt-psdb
Enquanto isso, militantes e fanáticos brigam na internet e nas ruas…

PT (petrolão) e PSDB (escândalo da merenda escolar em SP e escândalos no PR) estão mergulhados em gigantes escândalos de corrupção. Não é bom nivelar todos os políticos e partidos na lama da corrupção, mas as evidências estão aí. Os dois partidos têm podres para ninguém botar defeito.

Os dois principais partidos dos últimos 20 anos têm muito que se explicarem. Eles estão saturados, sem ideias de desenvolvimento econômico e social. A polarização entre PT e PSDB, que em muitas cidades são aliados, está sufocando o desenvolvimento do Brasil. E isso afeta a democracia do país. O pior é que não é vislumbrada uma mudança e a polarização deve continuar por mais alguns anos e eleições.

Estão surgindo vários partidos de cisões dos grandes ou grupos organizados, mas nenhum passa a sensação de que pode substituir os velhos partidos.

O país tem muito a agradecer tanto ao PSDB quanto ao PT, estabilidade econômica, inclusão social, diminuição da miséria, etc. Tudo isso foram conquistas dos governos desses partidos. Mas é hora de ir adiante, de tentar superar novos e velhos desafios. Não vejo no PSDB nem no PT, e muito menos no PMDB, saída para o Brasil superar problemas crônicos. Afinal, eles estão aí desde o início da Nova República e não conseguiram.

O grande medo é a política partidária ficar nessa de quem é mais sujo. Isso será o fim da política partidária e não é nada bom para democracia.

Anúncios