O Brasil tem muito a avançar no combate à corrupção e à miséria

miseria

Reportagem exibida no programa Conexão Repórter de Roberto Cabrini, no SBT, mostra a realidade que é os desvios criminosos da verba da merenda escolar em cidades do interior de Sergipe.

É de chorar saber que crianças vão para escola só por causa da merenda e revolta quando elas encontram apenas bolacha e leite.

O pior é que esses casos mostrados na reportagem não são nem 1% desses tipos de casos em outras cidades do nordeste e outras regiões. Quando mais afastada a cidade for e menos fiscalização dos órgãos públicos e imprensa, mais aproveitadores tomam o dinheiro público de assalto. O dinheiro que seria para merenda escolar, para pagar professores, servidores públicos tanto na educação como na saúde, segurança, saneamento básico vai para pagar mordomias de picaretas safados.

O Brasil avançou muito nas últimas duas décadas, só de sair do mapa da fome da FAO é um feito gigante. E avançou também na fiscalização do dinheiro público. Todavia, matérias como essa do Conexão Repórter só confirmam que ainda falta muito para o Brasil superar a pobreza extrema. E onde tem miséria, tem “curral eleitoral”, que leva à corrupção.

Anúncios