Ideologia

Escala-ideologica

Esquerda

Socialista: O socialista quer socializar riqueza, deseja justiça social de uma nação e o Estado como a grande locomotiva da economia.

Comunista: Anticapitalista, o comunista quer uma sociedade sem classes e o Estado como único motor da economia.

Social-democrata: o Social-democrata deseja justiça social, mas com democracia e respeitando as liberdades individuais – civis e de empreender. Há duas classes de Social-democrata: 1) Mais centralizador, mais pró-estado; 2) Menos centralizador, mais pró-mercado.

Humanista: O humanista coloca o ser-humano acima de tudo, acima dos bens materiais, do dinheiro. É contra o Estado policial e opressor, mas deseja mais ação governamental contra a pobreza e a favor dos Direitos Humanos.

Direita

Liberal: O liberal deseja uma economia livre de intervenção governamental, sem burocracia, sem regulações, o livre mercado. Também é a favor das liberdades civis individuais.

Conservador: O conservador pensa parecido com o liberal na economia, mas deseja preservar culturas antigas.

Liberal-democrata: O liberal-democrata é a favor de um sistema econômico livre, sem intervencionismo, mas regulado. Defende liberdades individuais.

Fiscalista: Fiscalista é o liberal que só pensa em números, aumentar imposto, taxas para fechar contas. É tão obcecado por números que esquece das pessoas.

Ambientalista

O ambientalista defende políticas de defesa ao meio-ambiente. Os “verdes” pendem tanto à direita quanto à esquerda. Existe ambientalista de direita e de esquerda. É justamente por isso que o ambientalista ficou no centro na tabela acima.

Anúncios