Idade penal

A diminuição da maioridade penal é um tema muito polêmico. Muitos questionam essa medida. É uma disputa ideológica. Mas não é só o pessoal à direita e conservadores que desejam diminuir a idade penal para crimes hediondos. A última pesquisa Ibope mostrou que 83% são favoráveis a diminuir a idade penal para 16 anos. É muita gente para ser só conservadores e “reacionários”. Eu, que me considero Social-democrata, ou seja, de centro, sou favorável pelo simples motivo que não se deve deixar impune quem comete crimes bárbaros, mesmo que seja menor de idade.

Há argumentos bons dos dois lados. No lado da esquerda é argumentado que escolas serão substituídas por presídios e, como o sistema carcerário brasileiro é um lixo, esse argumento é forte. A esquerda também usa o fator pobreza, a cor (negros) e sexo (mulheres) como pessoas prejudicadas caso essa lei seja aprovada. A direita argumenta que quem assalta, estupra e até mata não pode ficar impune independente de classe social, cor e sexo.

O sentimento de impunidade é forte. Um menor assalta, mata e vai preso. Três anos depois está livre com a ficha limpa pronto para cometer outro crime. O Brasil não tem um programa para ressocialização de presos de qualquer idade ou sexo. Os presídios são verdadeiras escolas do crime. Entra um ladrão que furtou porque estava com fome e sai um traficante cruel e sanguinário.

Mas a questão aqui é punição. Não se pode deixar um crime como o estupro ficar impune. Não vai acabar a violência diminuindo a idade penal, mas eu quero é punição a quem pratica crimes bárbaros praticados por menores. Bandidos usam menores como escudo. E não adianta dizer que é criança negra e pobre porque quem mata já sabe muito bem o que está fazendo. Isso é um discurso racista e ofende os pobres e negros – eu sou pobre, mas não saio roubando, estuprando e matando.

Você acha justo um cara como Champinha não pagar pelo que fez com Liana Friedenbach, por que é menor de 18 anos?

capa_400

Anúncios

Um comentário sobre “Idade penal

  1. tem que diminuir e poderia por uma enquete sobre a pena de morte para trafiacante igual o indonesia so para ver p resultado

Os comentários estão desativados.