Ibope também divulga pesquisa de intenção de voto para a Corrida Presidencial

O Ibope divulgou na tarde desta terça-feira, sua segunda pesquisa de intenção de voto para a Corrida Presidencial, a primeira deste ano de 2013. O instituto reafirma o que foi dito pelo Datafolha no último fim de semana: se a Eleição fosse hoje, Dilma Rousseff não teria problemas para se reeleger em primeiro turno. Na pesquisa espontânea, onde o eleitor aponta o primeiro candidato que lhe vem à cabeça quando perguntado em quem votar, a Presidente tem quase o triplo das menções do que o ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que aparece na segunda posição. Em seguida, aparecem tecnicamente empatados os tucanos José Serra e Aécio Neves, a ex-ministra Marina Silva, da recém-fundada Rede, o Governador de Pernambuco Eduardo Campos (PSB) e o Ministro Joaquim Barbosa. Confira os números:

PESQUISA IBOPE – PRESIDENTE DA REPÚBLICA – 1º TURNO (ESPONTÂNEA)

Dilma Rousseff (PT) – 35%

Luiz Inácio Lula da Silva (PT) – 12%

José Serra (PSDB) – 4%

Aécio Neves (PSDB) – 3%

Marina Silva (Rede) – 2%

Eduardo Campos (PSB) – 1%

Joaquim Barbosa (Sem Partido) – 1%

Brancos/Nulos – 7%

Indecisos – 34%

———————————————————————————————————————————————————————-

Em comparação com a primeira pesquisa, realizada em novembro, a Presidente ganhou nove porcentos dos votos, enquanto seu padrinho político perdeu sete e os outros candidatos mantiveram seus percentuais.

O instituto também criou três cenários para a pesquisa estimulada, onde o eleitor escolhe a partir de uma lista de candidatos e, em todos eles, a primeira mulher Presidente da República tem ampla vantagem em relação aos seus candidatos. Confira os números.

PESQUISA IBOPE – PRESIDENTE DA REPÚBLICA – 1º TURNO (ESTIMULADA)

Cenário 1

Dilma Rousseff (PT) – 53%

José Serra (PSDB) – 12%

Marina Silva (Rede) – 8%

Aécio Neves (PSDB) – 7%

Joaquim Barbosa (Sem Partido) – 3%

Eduardo Campos (PSB) – 2%

Fernando Gabeira (PV) – 1%

Brancos/Nulos – 6%

Indecisos – 8%

Cenário 2

Dilma Rousseff (PT) – 58%

Marina Silva (Rede) – 12%

Aécio Neves (PSDB) – 9%

Eduardo Campos (PSB) – 3%

Brancos/Nulos – 9%

Indecisos – 9%

Cenário 3

Dilma Rousseff (PT) – 60%

Marina Silva (Rede) – 13%

Aécio Neves (PSDB) – 9%

Brancos/Nulos/Indecisos – 18%

———————————————————————————————————————————————————————-

Pode-se notar que, em todos os cenários, Marina Silva está tecnicamente empatada com Aécio Neves, sendo que, no primeiro, o Senador mineiro está empatado, na margem de erro, com Joaquim Barbosa. Também é interessante notar que, ainda no primeiro cenário, o nome de José Serra aparece bem à frente do de seu companheiro de partido, Aécio Neves. Serra está em segundo lugar empatado, no limite da margem de erro, com Marina.

Como sempre, o blog calculou o percentual da pesquisa em votos válidos, que é o modo como o TSE calcula o resultado final da votação, excluindo os votos brancos e nulos (os institutos só começam a divulgar esses números semanas antes do pleito, visto que, confessamos, eles não servem para muita coisa antes da corrida eleitoral propriamente dita, começar). Para um candidato ser eleito em primeiro turno, ele precisa ter metade dos votos válidos mais um.

Confira os números para os três cenários apresentados anteriormente.

PESQUISA IBOPE – PRESIDENTE DA REPÚBLICA – 1º TURNO (VOTOS VÁLIDOS)

Cenário 1

Dilma Rousseff (PT) – 62%

José Serra (PSDB) – 14%

Marina Silva (Rede) – 9%

Aécio Neves (PSDB) – 8%

Joaquim Barbosa (Sem Partido) – 4%

Eduardo Campos (PSB) – 2%

Fernando Gabeira (PV) – 1%

Cenário 2

Dilma Rousseff (PT) – 71%

Marina Silva (Rede) – 15%

Aécio Neves (PSDB) – 11%

Eduardo Campos (PSB) – 3%

Cenário 3

Dilma Rousseff (PT) – 73%

Marina Silva (Rede) – 16%

Aécio Neves (PSDB) – 11%

——————————————————————————————————————————————————————–

Portanto, a mais de um ano e meio da Eleição, nossa atual Presidente tem uma vantagem muito grande em relação aos seus adversários e que, convém lembrar, vai diminuir a medida que os outros partidos anunciarem seus candidatos de maneira oficial, o horário eleitoral começar e etc.

Contudo, é, no mínimo, uma prova da enorme popularidade de Dilma e uma mostra de que a oposição, seja lá qual for o candidato, vai ter muito trabalho para evitar esta reeleição.

O Ibope entrevistou 2.002 eleitores em 142 municípios brasileiros. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais, ou para menos.

Para conferir as outras pesquisas eleitorais para a Corrida Presidencial, publicadas aqui no blog, clique aqui.

Anúncios

11 comentários sobre “Ibope também divulga pesquisa de intenção de voto para a Corrida Presidencial

  1. Com certeza vou votar na Presidenta Dilma Rousseff, haja vista que depois da administração federal petista, temos mais igualdade nas nossas regiões, principalmente no nosso Nordeste tão sofrido.

    Parabéns ao PT.

  2. Onde diabos voces fizeram essa pesquisa? Na lua? Aqui onde eu moro são motivo de piada esses números. Pode enganar os otários, mas tem muito brasileiro consciente ainda. Vai pro lixo, PT, Dilma, Lula e corja de assassinos.

    • Essa pesquisa deve ser comprada.moro na Bahia e Joaquim Barbosa lidera acima de todos disparado.O GIGANTE ACORDOU…

  3. Concordo plenamente com o Renato. Esta pesquisa nao foi feita no Brasil.

  4. estao loucos o pt nunca mais,e nao venham vcs para manipular as intencoes de voto,o povo nao e bobo,

  5. Quem critica o governo do PT deve morar na lua é só quantas universidades foram feitas hoje ensino superior no BRASIL é pra todos

  6. Os vários problemas do Brasil, não estão ligados ao partido A, B ou C, mas, sim ao comportamento corrupto que parece estar raizada em nosso povo. De tempos em tempos, temos a oportunidade de mudarmos o presidente, mudarmos os partidos, a maneira de governar, como em uma busca infindável por melhores representantes. No entanto, permanecemos na busca, pois, o Brasil se tornará um país mais dignos, não quando elegermos este ou aquele candidato, mas sim quando nós brasileiro tivermos a real consciência do valor do VOTO baseado no compromisso do candidato para com a sociedade e não mediante uma troca de favores. Portanto, se faz necessário que continuemos a exigir as mudanças que queremos,vê em nosso país, mas também , faz-se necessário que haja uma mudança no comportamento, nos valores de todos, para com todos e com toda a sociedade.

Os comentários estão desativados.