Pesquisa do Ibope indica preferência pelo PT, só que com Lula mais popular que Dilma

A grande questão do cenário político que pode se desenhar é: Lula teria vontade de sair do seu conforto pós-presidência e arriscar sua popularidade

Por Gustavo Santos Vaz

O Estado de São Paulo encomendou pesquisa em conjunto com o Ibope sobre a eleição presidencial do próximo ano. Em todos os quatro cenários especulados, o candidato do PT teria vantagem sobre os outros, porém, o ex-presidente Lula apresenta maior popularidade que a atual presidente (presidenta, como queiram) Dilma Rousseff.

Nos dois cenários que tem Dilma presente, ela tem vantagem de um dígito porcentual em relação à Marina Silva (REDE). São 30% x 22% em um cenário envolvendo as duas mais Aécio Neves (PSDB) e Eduardo Campos (PSB), e 29% x 22% na projeção que conta com uma hipotética candidatura de Joaquim Barbosa, ministro do STF, além dos quatro candidatos mais prováveis. Ambos cenários indicando um segundo turno entre Dilma e Marina.

Caso Lula fosse acionado, ele teria 41%, contra 18% de Marina, 12% de Aécio e 3% de Eduardo Campos. Num cenário envolvendo Barbosa na disputa, Lula perderia um pouco, mas teria uma confortável vantagem de 39%, contra 17% de Marina. O ministro do STF apresentaria 6% das intenções nesse cenário.

Um fato interessante é que Barbosa não aparenta ter nem um pouco da unanimidade que seus simpatizantes alegam que ele tenha, visto suas intenções baixas e uma influência natural nas pesquisas, nas quais rouba votos de todos, e não apenas de um potencial candidato. Isto prova, por enquanto, que Barbosa ainda não é um nome que possa ameaçar o PT e ser um favorito para a presidência.

A pesquisa também apresenta um cenário extremamente favorável ao PT. Além de deter a liderança em todos os cenários, o partido tem uma opção ainda melhor, caso veja que Dilma tem sua reeleição ameaçada. Já Dilma, particularmente, sofreu com os recentes acontecimentos, vendo seu índice de intenções caírem de 58% para 30% na simulação com quatro candidatos, enquanto Marina cresceu de 12 para 22%. Um cenário estimulado pela onda antipartidária adotada nos últimos protestos, muito encampada pela classe média e alta, sobre a qual escrevi neste texto sobre outra pesquisa no começo do mês.

A grande questão do cenário político que pode se desenhar é: Lula teria vontade de sair do seu conforto pós-presidência e arriscar sua popularidade numa nova gestão? Aqui pode morar o possível grande problema para a situação em 2014, caso Dilma não se sustente.

Autor: Brasil Decide

Política com opinião e debate.

7 comentários em “Pesquisa do Ibope indica preferência pelo PT, só que com Lula mais popular que Dilma”

  1. pra mim o melhor foi o ex presidente lula que mostrou muita sabedoria sem faculdade alguma diante de muitos metidos a intelectuais e nunca fizeram coisa alguma pra melhorar a vida do povo mais carente agora vem com as caras mais lavada querendo voltar . vamos todos nos unirmos para nao deixar isso acontecer porque quem anda pra traz e´ caranguejo

    Curtir

  2. Amigos internautas não podemos nos contentar com nenhum desses nomes que estão ou já estiveram no poder e nada ou muito pouco fizeram, devemos observar um Partido como O PSOL e como se comportam seus parlamentares eleitos. Assim parar de consumir noticias dessa mídia que faz com que esses nomes decolem nas pesquisas.

    Curtir

  3. o brasil e o pais mais corrupto.que ja conhecir o brasil e um pais onde as pessoas mau intecionadas entra na politica para desvia verbas publicas e depois sai numa boa como no caso do saldoso homens dos mensaloes que roubarao uma fortuna dos brasileiros e saiu todos numa boa eu so tenho pena do do nosso eroi e guerreiro amigo joaquim barbosa esse sim ezemplo de homem com h meu presidente.em quanto isso os pobris trabalha meses para ser inludido por um salario de da vergonha i nem saude que pressta tem nesse pais corrupto que quem tem vez e so os ricos so os ricos que podem e tem carta branca para toma emprestimo e nao paga nesse pais pobri nao tem vez….

    Curtir

  4. Também concordo que depois do governo LULA, o nosso país se transformou com muito melhor distribuição de renda, menor nível de desemprego, maior nível de criação de empregos formais com carteira assinada, ascensão de 40 milhões de pessoas para a classe média, enquanto até as grandes potências mundiais vinham passando por graves crises políticas, sociais e financeiras o Brasil se tornou a 6 potência do mundo em termos de crescimento e segurança mas reconheço tb que a Presidente Dilma tem dado continuidade, aumentado e criado ainda mais projetos sociais só que ela, agora precisa de mais tempo para melhorar a qualidade de atendimento público, melhorar a infraestrutura para transportar os produtos referentes ao grande crescimento do país, por isso sou a favor da sua reeleição. uma vez que 4 anos é muito pouco para resolver problemas que um país de dimensão continental apresenta.

    Curtir

  5. O melhor para o Brasil é JESUS,mas a maioria não quer e por isso alguns candidatos evangélicos não são bem aceitos, pois acreditam que vão perseguir os homossexuais, mas não são os evangélicos que perseguem os homossexuais e, sim, os seus próprios parceiros que os matam. O que os evangélicos fazem é dizer que Deus não aceita sexo fora do casamento entre um homem e uma mulher e que a ira de Deus vai cair sobre os homens que eles creiam em Deus ou não. E porque não dar uma chance a Marina Silva? Os evangélicos também são inteligentes e capazes. Aliás se os crentes pararem de orar pelo mundo Deus mata tudo,porque enquanto muitos estão nos bares e nas casas de prostituição, os crentes passam as madrugadas orando pelo país.

    Curtir

    1. A tá José Inácio, vou fingir que acredito!!! Então quer dizer que os “crentes”, como você mesmo falou, são os pilares do mundo e o resto é tudo errado? Amigo, recomendo que leia mais antes de comentar algo na internet até porque a reportagem não fala de religião e sim de política. Já foi provado e testado a séculos atras pela Igreja Católica que misturar os dois não presta.

      Curtir

  6. O POVO BRASILEIRO AINDA VAI PERCEBER QUE ESTAMOS NUM PROCESSO SEGURO DE CRESCIMENTO ECONÔMICO, COM UMA MELHOR DISTRIBUIÇÃO DE RENDAS. O POBRE SAINDO DA MISÉRIA E ADQUIRINDO PRODUTOS E SERVIÇOS DOS EMPRESÁRIOS, QUE COM ISSO FICAM CADA DIA MAIS RICOS.

    A CONFIANÇA DOS EMPREGADOS AUMENTOU E O MEDO DO DESEMPREGO CAÍU.

    ONDE ESTÁ A CRISE ?

    EM TODAS AS FAMILIAS TEM ALGUÉM QUE CONSEGUIU UMA CASA, UM CARRO OU MOTO.

    TEMOS MUITO O QUE FAZER AINDA. ACREDITO QUE O GOVERNO PT, COM O APOIO DOS BONS PARTIDOS E DO POVO, VAI CONTINUAR FAZENDO MAIS E MELHOR.
    CABE AO POVO, FICAR ATENTO E COBRAR SEMPRE. ISSO É SAUDÁVEL E NECESSÁRIO.

    NÃO VEJO AINDA, NINGUEM MELHOR PARA O BRASIL. JÁ FUI ANTI- PT. DEPOIS COM O PASSAR DOS ANOS , O PARTIDO MUDOU O DISCURSO, APRESENTOU PROPOSTAS QUE ME CONVENCERAM E MUDEI DE OPINIÃO.

    NÃO SOU PT. SOU A FAVOR DE QUEM GOVERNA PARA O BRASIL, INDEPENDENTE DE TRAÇOS QUE DIVIDEM O PAÍS ( MAPA POLÍTICO). LÁ DE CIMA, NÃO SE VÊ DIVISÃO DE ESTADOS .

    UM BRASILEIRO .

    Curtir

Os comentários estão encerrados.